A quantidade total não foi divulgada, mas a estimativa das autoridades era que pelo menos 300 quilos da droga havia sido apreendida
No último sábado, por volta das
22h, os vigilantes que atuam no monitoramento do Terminal Santos Brasil,
localizado na Margem Esquerda do Porto de Santos, litoral de São Paulo,
flagraram uma embarcação a contrabordo do Navio Cap San Raphael, e alguns
volumes sendo içados à bordo, acionando de imediato a Guarda Portuária e a
Polícia Federal.
Segundo foi apurado pelo Portal,
dois guardas portuários, que foram os primeiros a chegarem ao local, avistaram
do cais uma embarcação de alumínio saindo de junto do navio, com no mínimo três
elementos, sendo que pelo menos um deles aparentava portar um fuzil.
Ao subirem à bordo, eles se deparam
no convés do navio com quatro homens com uniformes do Terminal Santos Brasil,
aparentando estarem suados, se evadirem do local com a chegada da guarnição.
Logo em seguida chegou ao local
outra viatura da Guarda Portuária, integrada pelo Inspetor Soares e pelo GP
Irani.
Em busca realizada no convés da
embarcação, foi localizado no lado de mar uma corda e um par de luvas molhada e
no solo havia um rastro, como se alguém tivesse conduzido alguma coisa molhada.
Seguindo esse rastro, a equipe da Guarda Portuária chegou até um contêiner com
marcas de mão molhadas, e no chão, junto a porta foi localizado um lacre
quebrado.
Posteriormente, chegaram ao navio
dois agentes da Polícia Federal, que foram conduzidos pela Guarda Portuária até
o contêiner, onde eles acreditavam que os criminosos pudessem ter escondido
algo, no entanto, como o contêiner suspeito continha um lacre, a Receita
Federal foi acionada para fazer a sua abertura.
Com a chegada dos agentes da
Receita e a abertura do contêiner, as suspeitas da equipe da Guarda Portuária
se confirmaram. Dentro dele, que estava carregado com sacas de amendoim, foram
localizadas 13 bolsas impermeáveis contendo tabletes de cocaína.
O Navio Cap San Raphael, de
bandeira liberiana, deixou o cais santista nesta segunda-feira, com destino ao
Porto de Rotterdam, na Holanda (Países Baixos). Em seguida, o cargueiro deve
fazer escala em Londres (Inglaterra), Hamburgo (Alemanha) e Antuérpia
(Bélgica).
Fonte: Segurança Portuária em Foco
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